terça-feira, 4 de junho de 2013

MULTIPLICAÇÃO DE VAMPIROS

Essa atividade foi desenvolvida pela professora Regina e pode ser uma narrativa para o início do estudo de potências.
A história se encontra em diversos sites e blogs. Já apliquei com alunos do 6º ano, 7º ano e até do ensino médio. No blog indicado tem até uma sequência de atividades.
www.fundamentalmatsv.blogspot.com.br/.../multiplicacao-de-vampiros.h...‎

MULTIPLICAÇÃO DE VAMPIROS

Todo mundo já ouviu falar em vampiros – criaturas terríveis que, segundo a lenda, vivem de sangue humano, atacando as pessoas à noite, quando elas estão dormindo. Dizem que, para se manter vivo, um vampiro tem de morder ao menos uma pessoa por semana, e quem é mordido também se torna vampiro.Você pode usar a multiplicação para provar a seus amigos que não existem vampiros de verdade!
Suponha que um vampiro, no começo da semana, morda uma pessoa – no final da semana, ela também será um vampiro. Teremos então 2 vampiros.
Na segunda semana, cada um desses vampiros morderá alguém, e as duas pessoas mordidas se tornarão vampiros, os vampiros serão 4.
Viu o que está acontecendo? A cada semana duplica o número de vampiros. Duplicar é exatamente a mesma coisa que multiplicar por dois. Se isso continuar, o número de vampiros crescerá rapidamente.Lá pela décima semana, haverá 1 024 vampiros.
Pela vigésima semana, eles já serão 1 048 576 – mais de um milhão.
Na trigésima segunda semana haverá 4 294 967 296 vampiros, isto é, mais que quatro bilhões.Mas espere: existem apenas seis bilhões de pessoas no mundo inteiro! Portanto, como se vê, se algum dia tivesse existido um só vampiro, todas as pessoas do mundo teriam se tornado vampiros em pouco mais de trinta e duas semanas! Como sabemos muito bem que você e seus amigos não são vampiros, é evidente que nunca houve nenhum vampiro.


Matemágica. Rio de Janeiro: Delta, 1998. (O Mundo da Criança)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção alunos, ao visitar a página deixe aqui o seu nome e série.