Descobrindo
a Fração
Esta atividade foi desenvolvida pela professora Regina numa sala de 6º ano educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page03.htm
Por volta do ano
3.000 a.C., um antigo faraó de nome Sesóstris...
“... repartiu o solo do Egito às margens do rio Nilo entre seus habitantes.Se o rio levava qualquer parte do lote de um homem, o faraó mandava funcionários examinarem e determinarem por medida
a extensão exata da perda.”
Estas palavras foram escritas pelo historiador grego Heródoto, há cerca de 2.300 anos.
O rio Nilo atravessa uma vasta planície.
Uma vez por ano, na época das cheias, as águas do Nilo sobem muitos metros acima de seu leito normal, inundando uma vasta região ao longo de suas margens. Quando as águas baixam, deixam descobertas uma estreita faixa de terras férteis, prontas para o cultivo.
Desde a Antigüidade, as águas do Nilo fertilizam os campos, beneficiando a agricultura do Egito. Foi nas terras férteis do vale deste rio que se desenvolveu a civilização egípcia.
Cada metro de terra era precioso e tinha de ser muito bem cuidado.
“... repartiu o solo do Egito às margens do rio Nilo entre seus habitantes.Se o rio levava qualquer parte do lote de um homem, o faraó mandava funcionários examinarem e determinarem por medida
a extensão exata da perda.”
Estas palavras foram escritas pelo historiador grego Heródoto, há cerca de 2.300 anos.
O rio Nilo atravessa uma vasta planície.
Uma vez por ano, na época das cheias, as águas do Nilo sobem muitos metros acima de seu leito normal, inundando uma vasta região ao longo de suas margens. Quando as águas baixam, deixam descobertas uma estreita faixa de terras férteis, prontas para o cultivo.
Desde a Antigüidade, as águas do Nilo fertilizam os campos, beneficiando a agricultura do Egito. Foi nas terras férteis do vale deste rio que se desenvolveu a civilização egípcia.
Cada metro de terra era precioso e tinha de ser muito bem cuidado.
Sesóstris
repartiu estas preciosas terras entre uns poucos agricultores privilegiados.
Todos os anos, durante o mês de junho, o nível das águas do Nilo começava a subir. Era o início da inundação, que durava até setembro.
Ao avançar sobre as margens, o rio derrubava as cercas de pedra que cada agricultor usava par marcar os limites do terreno de cada agricultor.
Usavam cordas para fazer a medição. Havia uma unidade de medida assinada na própria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Daí, serem conhecidas como estiradores de cordas.
No entanto, por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida, dificilmente cabia um número inteiro de vezes no lados do terreno.
Foi por essa razão que os egípcios criaram um novo tipo de número: o número fracionário.
Todos os anos, durante o mês de junho, o nível das águas do Nilo começava a subir. Era o início da inundação, que durava até setembro.
Ao avançar sobre as margens, o rio derrubava as cercas de pedra que cada agricultor usava par marcar os limites do terreno de cada agricultor.
Usavam cordas para fazer a medição. Havia uma unidade de medida assinada na própria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Daí, serem conhecidas como estiradores de cordas.
No entanto, por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida, dificilmente cabia um número inteiro de vezes no lados do terreno.
Foi por essa razão que os egípcios criaram um novo tipo de número: o número fracionário.
1. Desenhe um
retângulo e divida-o conforme o número de sílabas do seu nome. Escreva uma
sílaba em cada parte do retângulo. Responda:
a.
Quantas sílabas tem o seu nome?
b.
Qual é a fração do nome que cada sílaba representa?
c.
Qual é a fração que representa todo o seu nome?
2. Desenhe outro
retângulo e divida-o conforme o número de letras do seu nome. Escreva uma letra
em cada parte do retângulo. Responda:
a. Quantas letras tem o seu nome?
b. Qual é a fração do nome que cada letra
representa?
c. Qual é a fração que representa as vogais do
seu nome?
d. Qual é a fração que representa as
consoantes do seu nome?
3. Escreva um nome
de pessoa em que as vogais representam 2/5 do nome:
4. Agora escreva um nome de pessoa
em que as consoantes representam 3/7 do nome.
5. De acordo com as
informações abaixo, descubra as idades das pessoas de uma família representadas
nas cartinhas:
a)
A pessoa mais idosa completou 80 anos.
b)
A neta mais velha tem 1/5 da idade da avó.
c)
A mãe das meninas comemorou ½ da idade da avó neste ano.
d)
A menina do meio vai completar no próximo mês, ¼ da idade da mãe.
e)
A neta mais nova tem 1/3 de um ano.
Material:
figuras de avó, mãe, adolescente, menina e bebê.
6, Observe o quadro dos animais e responda:
a)Quantos
animais há ao todo?
b)
Qual é a fração que indica os leões em relação ao total de animais?
c)
Quais os animais cuja quantidade pode ser representada pela fração 4/36?
d) Existem animais da tabela cuja
quantidade representa 2/36 do total. Quais são esses animais?
e)
Qual é o animal que aparece mais vezes na tabela? _Qual fração do
total ele representa?
f)
Escreva a fração que representa, em relação ao total, a quantidade de:
joaninha
-
elefantes -
tartarugas -
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção alunos, ao visitar a página deixe aqui o seu nome e série.