sexta-feira, 28 de junho de 2013

MOSAICO DE TABUADA


Trabalho realizado pela profª Regina C.Garcia Oliveira em junho de 2013 com os alunos do 6º ano A, da EEProfªAna Maria Junqueira, Franca-SP

Objetivo

  •  Desenvolver a criatividade e o sentido estético, a coordenação motora, a percepção espacial, a habilidade em ordenação, a percepção em distinguir contiguidades e regularidades.
  • Descobrir padrões de pavimentação e explorar mosaicos em uma malha quadriculada, a partir de uma sequencia numérica, fixando conceitos geométricos, envolvendo o uso de cores diversas em busca do “belo”.
  • Direcionado ao mosaico de tabuada, estimular e motivar os alunos a entender a tabuada de maneira lúdica.
  •  Desenvolver a autoestima, a perseverança.

Metodologia
 Mostrar aos alunos como as tabuadas são formadas por sucessões de números que acompanham certa continuidade. Fazer com que eles realizem mosaicos a partir de uma legenda que mostra quando o número e divisível ou não. Assim os mosaicos vão se formando, cada um com seu desenho particular e periódico.

Material: Quadro dividido em partes iguais, lápis, lápis de cor.
Descrição:
 A partir de uma malha quadriculada que será trabalhada, de uma regra matemática estabelecida e de um motivo geométrico;

  • Motivo: Múltiplo/ Não Múltiplo
  • Sugestões de motivos;
Atividades
Fazer malhas 10 x 10 com mesmo motivo e a mesma regra das tabuadas do 2 ao 20.E depois uma malha para cada tabuada seguindo regra semelhante à tabuada do 2.

Avaliação - A avaliação é feita pela participação de cada aluno(a) durante todo o processo de execução e finalização. Concurso do mosaico mais “belo” .Exposição dos trabalhos feitos.
Referências
Caleidostróton: mosaicos ornamentais com motivos quadrados, em coautoria c/ Eurípedes Alves da Silva - Lógica Brinquedos Educativos, S.J.Rio Preto, 1996.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção alunos, ao visitar a página deixe aqui o seu nome e série.