Trabalho realizado
pela profª Regina C.Garcia Oliveira em junho de 2013 com os alunos do 6º ano A,
da EEProfªAna Maria Junqueira, Franca-SP
Objetivo
- Desenvolver a criatividade e o sentido estético, a coordenação motora, a percepção espacial, a habilidade em ordenação, a percepção em distinguir contiguidades e regularidades.
- Descobrir padrões de pavimentação e explorar mosaicos em uma malha quadriculada, a partir de uma sequencia numérica, fixando conceitos geométricos, envolvendo o uso de cores diversas em busca do “belo”.
- Direcionado ao mosaico de tabuada, estimular e motivar os alunos a entender a tabuada de maneira lúdica.
- Desenvolver a autoestima, a perseverança.
Metodologia
Mostrar aos
alunos como as tabuadas são formadas por sucessões de números que acompanham
certa continuidade. Fazer com que eles realizem mosaicos a partir de uma
legenda que mostra quando o número e divisível ou não. Assim os mosaicos vão se
formando, cada um com seu desenho particular e periódico.
Material: Quadro dividido em partes iguais, lápis, lápis de cor.
Descrição:
A partir de
uma malha quadriculada que será trabalhada, de uma regra matemática
estabelecida e de um motivo geométrico;
- Motivo: Múltiplo/ Não Múltiplo
- Sugestões de motivos;
Atividades
Fazer malhas 10 x
10 com mesmo motivo e a mesma regra das tabuadas do 2 ao 20.E depois uma malha
para cada tabuada seguindo regra semelhante à tabuada do 2.
Avaliação - A avaliação é
feita pela participação de cada aluno(a) durante todo o processo de execução e
finalização. Concurso do mosaico mais “belo” .Exposição dos trabalhos feitos.
Referências
Caleidostróton:
mosaicos ornamentais com motivos quadrados, em coautoria c/ Eurípedes Alves da
Silva - Lógica Brinquedos Educativos, S.J.Rio Preto, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção alunos, ao visitar a página deixe aqui o seu nome e série.