quarta-feira, 18 de março de 2015

DEPENDÊNCIA MATEMÁTICA 2º ANO EM- 3º BIMESTRE

·         TRABALHO ESCRITO À MÃO
·         EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO
·         DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA) 
·         DEVERÁ CONTER FIGURAS ILUSTRATIVAS DO CONTEÚDO 
·         EXERCÍCIOS RESOLVIDOS.

I. Análise combinatória
  • Princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem
  • Fatorial
  • Arranjos simples
  • Combinação simples
  • Permutação simples
  • Permutação com elementos repetidos
II . Probabilidade
  • Espaço amostral
  • Evento
  • Cálculo da probabilidade
III. Triângulo de Pascal e o Binômio de Newton

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1) De quantas maneiras 6 pessoas podem sentar-se num banco de 6 lugares de modo que duas delas fiquem sempre juntas, em qualquer ordem?
Resp:Como duas pessoas ficarão sempre juntas, podemos considerá-las uma única pessoa. Dessa forma temos que:
P5 = 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120
Sabendo que as duas pessoas podem se sentar de duas maneiras, teremos 2 . 120 = 240. Portanto as 6 pessoas podem ocupar o banco de 6 lugares, em que 2 fiquem sempre juntas, de 240 maneiras.

2)(Unifor–CE) Um casal e seus quatro filhos vão ser colocados lado a lado para tirar uma foto. Se todos os filhos devem ficar entre os pais, de quantos modos distintos os seis podem posar para tirar a foto?
Resp: Os pais deverão ocupar os extremos:
P ____ ____  ____ ____ M  ou M ____ ____ ____ ____ P
2 ..P4 = 2 . 4! = 2 . 4 . 3 . 2 . 1 = 48 maneiras

3) (UFJF–MG) Newton possui 9 livros distintos, sendo 4 de Geometria, 2 de Álgebra e 3 de Análise. O número de maneiras pelas quais  Newton pode arrumar esses livros em uma estante, de forma que os livros de mesmo assunto permaneçam juntos, é:
Resp: 4 livros de Geometria = P4                                        
2 livros de Álgebra = P2
3 livros de Análise = P3
P4 . P2 . P3 . P3 = 4! . 2! . 3!
4! = 4 . 3 . 2 . 1 = 24
2! = 2
3! = 3 . 2 . 1 = 6
P4 . P2 . P3 . P3 = 24 . 2 . 6 . 6
P4 . P2 . P3 . P3 = 1728 maneiras


Resp: O produto C6, 3 . C4, 2 = 20 . 6 = 120 nos dá o total de pratos contendo 3 itens de carboidrato e 2 itens de proteína.
Já o produto C6, 2 . C4, 3 = 15 . 4 = 60 é igual ao total de pratos contendo 2 itens de carboidrato e 3 itens de proteína.
Por fim o produto C6, 1 . C4, 4 = 6 . 1 = 6 resulta no total de pratos contendo 1 item de carboidrato e 4 itens de proteína.
Somando 120, 60 e 6, obtemos o mesmo resultado obtido anteriormente.
Portanto:
O número máximo de pratos distintos que poderei fazer, contendo ao menos dois itens de proteína, é igual a 186 pratos.

Resp: Estamos trabalhando com combinação simples, pois não importa a ordem de preenchimento dos recipientes. No caso dos doces vamos calcular C8, 3:

Já no caso dos salgados vamos calcular C7, 2:

O número total de combinações será então o produto de 56 por 21:

Logo:
São 1176 as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente.


Como temos três tipos de calçados, a permutação destes três tipos é igual a 6:
P3 = 3! = 3 . 2 . 1 = 6
Ou seja, estando todos os calçados de um mesmo tipo juntos, o número de permutações é igual a 6, levando-se em consideração apenas o tipo de calçado, mas não o calçado em si.
Para os sapatos, temos 3 deles, que permutados entre si resulta em 6 permutações:
P3 = 3! = 3 . 2 . 1 = 6
Para os chinelos, temos 2 pares, que permutados entre si resulta em 2 permutações:
P2 = 2! = 2 . 1 = 2
Finalmente para os tênis, temos 5 pares, que permutados entre si resulta em 120 permutações:
P5 = 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120
Multiplicando estes quatro números temos:
P3 . P3 . P2 . P5 = 3! . 3! . 2! . 5! = 6 . 6 . 2 . 120 = 8640
As disposições possíveis são 8640.


Resp: Quando temos apenas 1 dado, temos um total de 6 resultados possíveis.
Quando temos 2 dados, cada um dos 6 resultados possíveis de um dos dados, pode ser combinado com cada um dos 6resultados possíveis do outro dado, resultando então em 36 resultados possíveis.
Como temos 3 dados, as 36 possibilidades combinadas dos outros 2 dados, combinadas às 6 possibilidades do terceiro dado resultarão em 216 resultados.
Em outras palavras, pelo princípio multiplicativo temos:
6 . 6 . 6 = 216
Logo:
Obteremos um agrupamento dentre os 216 possíveis.

Resp: Para a primeira ave a subir no poleiro tem-se 12 possibilidades, para a segunda tem-se 11, para a terceira tem-se 10 e assim por diante, até a décima ave onde teremos apenas 3 possibilidades, já que apenas duas ficarão de fora. Multiplicando tudo temos:
12 . 11 . 10 . 9 . 8 . 7 . 6 . 5 . 4 . 3 = 239500800

Resp: o espaço amostral possui 12 elementos, que é o número total de bolas, portanto a probabilidade de ser retirada uma bola verde está na razão de 5 para 12.


Resp: Através do princípio fundamental da contagem podemos determinar o número total de agrupamentos ao lançarmos três moedas.
Como cada moeda pode produzir dois resultados distintos, três moedas irão produzir 2 . 2 . 2 resultados distintos, ou seja, poderão produzir 8 resultados distintos. Este é o nosso espaço amostral.
Dentre as 8 possibilidades do espaço amostral, o evento que representa todas as moedas com a mesma face para cima possui apenas 2 possibilidades, ou tudo cara ou tudo coroa, então a probabilidade será dada por:

A probabilidade das três moedas caírem com a mesma face para cima é igual a 1/4, ou 0,25, ou ainda 25%.

Resp: Sabemos que a probabilidade da mulher engravidar em um mês é de 20%, que na forma decimal é igual a 0,2. A probabilidade dela não conseguir engravidar é igual a 1 - 0,2, ou seja, é igual a 0,8.
Este exercício trata de eventos consecutivos e independentes (pelo menos enquanto ela não engravida), então a probabilidade de que todos eles ocorram, é dado pelo produto de todas as probabilidades individuais. Como a mulher só deve engravidar no quarto mês, então a probabilidade dos três meses anteriores deve ser igual à probabilidade dela não engravidar no mês, logo:

0,1024 multiplicado por 100% é igual a 10,24%.
Então:
A probabilidade de a mulher vir a engravidar somente no quarto mês é de 10,24%.


Resp: Na parte teórica vimos que a probabilidade da união de dois eventos pode ser calculada através da fórmula  e no caso da intersecção dos eventos ser vazia, isto é, não haver elementos em comum aos dois eventos, podemos simplesmente utilizar .
Ao somarmos a quantidade de fichas obtemos a quantidade 14. Esta quantidade é o número total de elementos do espaço amostral.
Neste exercício os eventos obter ficha verde e obter ficha amarela são mutuamente exclusivos, pois a ocorrência de um impede a ocorrência do outro, não há elementos que fazem parte dos dois eventos. Não há bolas verdes que são também amarelas.

Note que esta fórmula nada mais é que a soma da probabilidade de cada um dos eventos.
O evento de se obter ficha verde possui 7 elementos e o espaço amostral possui 14 elementos, que é o número total de fichas, então a probabilidade do evento obter ficha verde ocorrer é igual a 7/14:

Analogamente, a probabilidade do evento obter ficha amarela, que possui 2 elementos, é igual a 2/14:

A probabilidade de ela ser verde ou amarela é 9/14.

TRIÂNGULO DE PASCAL






segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DEPENDÊNCIA- 2º ANO EM-

ATENÇÃO ALUNOS DO  3º ANO  NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA OS TRABALHOS DE DEPENDÊNCIAS REFERENTES AO ANO PASSADO.
ATENÇÃO PARA AS DATAS.

1º BIMESTRE - entregar até  03 DE ABRIL DE 2015
2ºBIMESTRE-  entregar até 09 DE JUNHO DE 2015
3ºBIMESTRE - entregar até 02 DE SETEMBRO DE  2015
4º BIMESTRE - entregar até 05 DE NOVEMBRO DE 2015.

OBS:
·         TRABALHO ESCRITO À MÃO
·         EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO
·         DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA) 
·         DEVERÁ CONTER FIGURAS ILUSTRATIVAS DO CONTEÚDO 
·         EXERCÍCIOS RESOLVIDOS.


1º BIMESTRE



I. Trigonometria
  • Circunferência trigonométrica
  • Grau e radiano
  • Arcos côngruos
  • Seno
  • Gráfico da função seno
  • Cosseno
  • Gráfico da função cosseno
  • Tangente
  • Gráfico da função tangente
  • Cotangente
  • Secante
  • Cossecante
  • Relações trigonométricas
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1) Qual a medida, em graus, do ângulo de 1 radiano? Qual a medida, em radianos, do ângulo de 1 grau.

Logo, . Portanto, 1 radiano corresponde a aproximadamente 57o.

O raio r é unitário; tem 1 umc.
O comprimento do arco AB é 1 umc.

O ângulo  tem 1 radiano.
O arco AB tem 1 radiano.



 ou seja, 1o corresponde a aproximadamente a 0,017 rad.

2) Calcule em radianos: 30o, 60o, 75o, -120°, 136°, 1360°, -1360°. 
Quando a = 30º, temos 
Quando a = 60º, temos 
Quando a 75º, temos 
Quando a = -120º, temos 
Quando a = 136º, temos 
Quando a = 1360º, temos 
Quando a = -1360º, temos 

3) Calcule em graus:
3 rad,  rad, rad,  rad, 8 rad.
Quando x=3 rad, temos 
Quando x= rad, temos 
Quando x= rad, temos 
Quando x= rad, temos 
Quando x=8 rad, temos 

4) Calcule qual a medida em radianos do ângulo formado pelos ponteiros do relógio às 13h 15min.

O ponteiro das horas: em 1 hora, isto é, em 60 minutos, se desloca30º =  rad.
Então, em 15 min, o ponteiro das horas se desloca  rad.
O ponteiro dos minutos: em 1 hora, isto é, em 60 minutos, se desloca
360º = 2 rad.

Então, em 15 min, o ponteiro dos minutos se desloca 90=  rad.
Portanto, em radianos, o ângulo  procurado é:


5) Calcule a primeira determinação positiva do conjunto de arcos de mesma extremidade que o arco A de medida: A= 810°
Para o arco de 810° devemos obter quantas voltas completas este arco tem pois 810°>360°. Dividindo 810 por 360, obteremos:
810
90
linha360
linha
2
Este resultado significa que precisaremos dar duas voltas completas e mais 90° para completarmos o arco de 810°. Assim a primeira determinação positiva será 90°.


OBS:
·         TRABALHO ESCRITO À MÃO
·         EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO
·         DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA) –valor 4,0
·         EXERCÍCIOS RESOLVIDOS(FOLHAS EM ANEXO).- valor 6,0


2º BIMESTRE


I. Matrizes
  • Definição
  • Representação genérica de uma matriz
  • Matriz quadrada
  • Matriz diagonal
  • Matriz identidade
  • Igualdade de matrizes
  • Adição de matrizes
  • Subtração de matrizes
  • Multiplicação de um número real por uma matriz
  • Multiplicação de matriz



II.Determinantes
  • Definição
  • Determinante de matriz quadrada de ordem 1
  • Determinante de matriz quadrada de ordem 2
  • Determinante de matriz quadrada de ordem 3



III.Sistemas lineares
  • Sistemas lineares 2 x 2
  • Sistemas lineares 3 x 3
  • Regra de Cramer
 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

01. Obter a matriz A = (aij)2x2 definida por aij = 3 i - j.


02. Se A é uma matriz quadrada de ordem 2 e 
Atsua transposta, determine A, tal que A = 2 . At.


03. (UNIV. CATÓLICA DE GOIÁS) Uma matriz quadrada A é dita simétrica se A = 
AT e é dita anti-simétrica se AT = -A, onde AT é a matriz transposta de A. Sendo A uma matriz quadrada, classifique em verdadeira ou falsa as duas afirmações:

(01) A +
 AT é uma matriz simétrica
(02) A - 
AT é uma matriz anti-simétrica


04. Se uma matriz quadrada A é tal que 
At = -A, ela é chamada matriz anti-simétrica. Sabe-se que M é anti-simétrica e:
Os termos a12, a13 e a23 de M, valem respectivamente:

a) -4, -2 e 4
b) 4, 2 e -4
c) 4, -2 e -4
d) 2, -4 e 2
e) 2, 2 e 4
 
a) x = y = 0
b) x = y = m = n = 0
c) x = y e m = n
d) y = -2x e n = -2m
e) x = -2y e m = -2n


06. Na confecção de três modelos de camisas (A, B e C)  são usados botões grandes (G) e pequenos (p). O número de botões por modelos é dado pela tabela:

Camisa A
Camisa B
Camisa C
Botões p
3
1
3
Botões G
6
5
5
O número de camisas fabricadas, de cada modelo, nos meses de maio e junho, é dado pela tabela:

Maio
Junho
Camisa A
100
50
Camisa B
50
100
Camisa C
50
50
Nestas condições, obter a tabela que dá o total de botões usados em maio e junho.
 
07. Sobre as sentenças:

I.   O produto das matrizes A3 x 2 . B2 x 1 é uma matriz 3 x 1.
II.  O produto das matrizes A5 x 4 . B5 x 2 é uma matriz 4 x 2.
III. O produto das matrizes A2 x 3 . B3 x 2 é uma matriz quadrada 2 x 2

É verdade que:

a) somente I é falsa;
b) somente II é falsa;
c) somente III é falsa;
d) somente I e III são falsas;
e) I, II e III são falsas.


08. (MACK) Se A é uma matriz 3 x 4 e B uma matriz n x m, então:

a) existe A + B se, e somente se, n = 4 e m = 3;
b) existe AB se, e somente se, n = 4 e m = 3;
c) existem AB e BA se, e somente se, n = 4 e m = 3;
d) existem, iguais, A + B e B + A se, e somente se, A = B;
e) existem, iguais, AB e BA se, e somente se, A = B.
 
a) 3
b) 14
c) 39
d) 84
e) 258


10. (PUC) Se A, B e C são matrizes quadradas e At, Bt e Ct são suas matrizes transpostas, e igualdade falsa entre essas matrizes é:

a) (A = B) . C = A . C + B . C
b) (A + B)t = At + Bt
c) (A . B)t = At . Bt
d) (A - B)C = AC - BC
e) (At)t = A


http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-matematica/matrizes


TRABALHO DE DEPENDÊNCIA-1ºano EM- MATEMÁTICA -PROFª REGINA

ATENÇÃO ALUNOS DO 2º A, 2ºB E 2ºC  NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA OS TRABALHOS DE DEPENDÊNCIAS REFERENTES AO ANO PASSADO.
ATENÇÃO PARA AS DATAS.

1º BIMESTRE - entregar até  04 DE ABRIL DE 2014
2ºBIMESTRE-  entregar até 09 DE JUNHO DE 2014
3ºBIMESTRE - entregar até 02 DE SETEMBRO DE  2014
4º BIMESTRE - entregar até 05 DE NOVEMBRO DE 2014.





NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____
DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA - 1º ano Ensino Médio-

OBS:
  • USAR  FOLHA DE PAPEL ALMAÇO;
  • DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA ESCRITA À MÃO); Valor 4,0
  • EXEMPLOS, E EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. Valor 6,0
  • FAZER CAPA PARA O TRABALHO COM NOME, SÉRIE.



1º bimestre
PESQUISAR SOBRE:      
           
  • Definição de sequência 
  • Determinação de uma seqüência
  • Exercícios folha 01 ( em anexo abaixo nesta página)

  • Definição de uma P.A.
  • Fórmula do termo geral de uma P.A.
  • Exemplos de utilização da fórmula do termo geral da P.A.
  • Interpolação Aritmética
  • Resolução de exercícios folha 02 ( em anexo abaixo nesta página)

  • Definição de uma P.G.
  • Classificação das progressões geométricas
  • Fórmula do termo geral de uma P.G
  • Exemplos de utilização da fórmula do termo geral da P.G.
  • Resolução de exercícios folha 03 ( em anexo abaixo nesta página)

NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____

Folha 01- SEQUÊNCIAS –( Valor 2,0 )


Exercícios

          1)  Uma pessoa A, chega às 14 horas para um encontro com uma pessoa B. Como B não chegou, ainda, A resolveu esperar um tempo t1 = ½ hora, e após, t2 = ½ t1, e após, t3 = ½ t2, e assim sucessivamente. Se B não veio quanto temo A esperou até ir embora?
  
            (30min, 15min, 7,5min, 3,75min, .........)
  
            Sn = 30 + 15 + 7,5 + 3,75 + ........
:
            S1 = 30min
            S2 = 30 + 15 = 45min
            S3 = 30 + 15 + 7,5 = 52,5min
            S4 = 30 + 15 + 7,5 + 3,75 = 56,25min
            ...
            S8 = 59,765625min

Resp: A pessoa terá que esperar 60 minutos até ir embora.


2) Na sequência (a1, a2, a3, ...., an, ....) cujo termo geral é an
 = n + 2(n+2), determine os 4 primeiros termos da sequência.
a1= 1 + 2 ( 1 + 2)=  1 + 2.3= 1 + 6 = 7
a2 = 2 + 2 ( 2 + 2)=  2 + 2.4= 2 + 8 = 10
a3 = 3 + 2 ( 3 + 2)=  3 + 2.5= 3 + 10 = 13
a4 = 4 + 2 ( 4 + 2)=  4 + 2.6= 4 + 12 = 16

Resp:(  7, 10, 13, 16 )






NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____


Folha 02- Progressão Aritmética -P.A. ( Valor 2,0 )
1) Sabendo que o primeiro termo de uma PA é 5 e a razão é 11, calcule o 13o termo:
                               a1=5     r=11    a13=?
        a13 = 5 + (13 - 1).11
        a13
 = 5 + (12).11
        a13
 = 5 + 132
       
 a13 = 137
2) Dados a5 = 100 e r = 10, calcule o primeiro termo:
         a5 = a1 + (5 - 1).r
        100 = a1 + (5 - 1).10
        100 = a1 + 40
        100 - 40 = a1
       
 a1 = 60
3) Sendo a7 = 21 e a9 = 27, calcule o valor da razão:
        a7 = a1 + (7 - 1).r  
  21 = a1 + 6r  
        a9 = a1 + (9 - 1).r  

  27 = a1 + 8r  
          a1 = 21 - 6r
          27 = (21 - 6r) + 8r
        27 = 21 + 2r
        27 - 21 = 2r
        6 = 2r
        6/2 = r
       
 r = 3

4) (UFRGS) Em uma Progressão Aritmética, em que o primeiro termo é 23 e a razão é -6, a posição ocupada pelo elemento -13 é:
        (A) 8a  
        (B) 7a
        (C) 6a
        (D) 5a
        (E) 4a

        a1
 = 23      r = -6      an = -13      n=?

        an  = a1
 + (n-1)r
        -13 = 23 + (n - 1).(-6)
        -13 - 23 = -6n + 6
        -36 - 6 = -6n
        -42 = -6n   .(-1)
        6n = 42
        n = 42/6
       
 n = 7            Resposta certa letra "B




NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____

FOLHA 03 – Progressão geométrica - P.G. ( Valor 2,0 )

1)      A sequência seguinte é uma progressão geométrica, observe: (2, 6, 18, 54...). Determine o 8º termo dessa progressão.   
Razão da progressão: 6 : 2 = 3
an = a1 .q n–1
a8 = 2 . 3 8–1
a8 = 2 .3 7
a8 = 2 . 2187
a8 = 4374


2)      (Vunesp – SP – Adaptado)
Várias tábuas iguais estão em uma madeireira. Elas deverão ser empilhadas respeitando a seguinte ordem: uma tábua na primeira vez e, em cada uma das vezes seguintes, tantas quantas já estejam na pilha. Por exemplo:
Determine a quantidade de tábuas empilhadas na 12ª pilha.
an = a1 .q n–1
a12 = 1 . 2 12–1
a12 = 1 . 2 11
a12 = 1 . 2048
a12 = 2048
Na 12ª pilha teremos 2048 tábuas
3)         (UE – PA)
Um carro, cujo preço à vista é R$ 24 000,00, pode ser adquirido dando-se uma entrada e o restante em 5 parcelas que se encontram em progressão geométrica. Um cliente que optou por esse plano, ao pagar a entrada, foi informado que a segunda parcela seria de R$ 4 000,00 e a quarta parcela de R$ 1 000,00. Quanto esse cliente pagou de entrada na aquisição desse carro?
an = a1 . q n–1
a2 = 4000
a4 = 1000
a2 = a1 . q
4000 = a1 . q
a1 = 4000 / q 
a4 = a1 . q3
1000 = 4000 / q . q3
1000 / 4000 = q3 / q
1 / 4 = q2
√1/4 = √q2
q = 1/2
a1 = 4000 / 1/2
a1 = 4000 . 2
a1 = 8000
1ª prestação: R$ 8 000,00
2ª prestação: R$ 4 000,00
3ª prestação: R$ 2 000,00
4ª prestação: R$ 1 000,00
5ª prestação: R$    500,00
Soma total das prestações: R$ 15 500,00
Entrada (valor do carro menos o total das prestações)
R$ 24 000,00 – R$ 15 500,00 = R$ 8 500,00
O valor da entrada foi de R$ 8 500,00
 


NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____
DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA - 1º ano Ensino Médio-

OBS:
  • USAR  FOLHA DE PAPEL ALMAÇO;
  • DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA ESCRITA À MÃO); Valor 4,0
  • EXEMPLOS, E EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. Valor 6,0
  • FAZER CAPA PARA O TRABALHO COM NOME, SÉRIE.




2º bimestre
PESQUISAR SOBRE:      
           
I. Funções



II. Função de 2º grau (ou função quadrática)


NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____

Folha 04 – Funções –VALOR 3,0

Noção Intuitiva de Função
 Número de litros de gasolina e preço a pagar
Considere a tabela abaixo que relaciona o número de litros de gasolina comprados e o preço a pagar por eles (em Março de 2005)


Número de litros
Total a pagar
1
2,30
2
4,60
3
6,90
4
9,20
...
...
40
92,00
x
2,30x
Observe que o preço a pagar é dado em função do número de litros comprados, ou seja, o preço a pagar depende do número de litros comprados.
preço a pagar  = 2,30  vezes o número de litros comprados ou
 p=2,30x → lei da função ou fórmula matemática da função ou regra da função

1)Nesta situação quanto deve ser pago pela compra de :
a)5 litros de gasolina? = 2,3 . 5 = R$ 11,75
b)de 6 litros?    2,30. 6 = R$ 14,05
c) de 7?             2,30 . 7 = R$ 16,35
d)de 10?             2,30 . 10= R$ 23,00
e) de 100?         2,30 . 100 = R$ 230,00
f) de 1000?        2,30 . 1000= R$ 2 300,00
g) de 368 litros? 2,30 . 368 = R$ 846,40

2)  Quanto deve ser pago por 5,5 litros? E por 7,3 litros?
5,50 . 2,30 = R$ 12,65
7,30 .2,30 = R$  16,79

3) Quantos litros podem ser comprados com R$ 20? E com R$ 30? E com R$ 150,00?
R$ 20,00 = 8,69 litros
R$ 30,00 = 13,04 litros
R$ 150,00 = 65,21 litros

 4) Determine a função f(x) = ax + b, sabendo-se que f(2) = 5 e f(3) = -10.


5 = 2.a + b
-10 = 3.a + b



5 - (- 10) = 2.a + b - (3.a + b)
15 = - a \ a = - 15



5 = 2.(- 15) + b \ b = 35.
a função procurada é: y = - 15x + 35.

5) Construa a tabela de pontos e o gráfico da função y = 2x – 1.

x
y
-2
-5
-1
-3
0
-1
1
1
2
3






6) Construa  tabela e o gráfico da função y = – 2x – 1.

x
y
-2
3
-1
1
0
-1
1
-3
2
-5




NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____

FOLHA 05 – FUNÇÃO DO 2º GRAU- VALOR 3,0

1) Esboce o gráfico da função  :
            Vamos primeiro calcular as raízes usando Bhaskara. Os coeficientes são: a=1, b=-1 e c=-2.Colocando na fórmula de Bhaskara, temos:


As duas raízes são 2 e –1, então já sabemos os pontos por onde a parábola corta o eixo X.

Agora fazemos o estudo dos coeficientes. Vamos primeiro olhar para o “c”. Ele vale –2, então o gráfico da parábola corta o eixo Y no ponto –2.



                                     






2) A representação cartesiana da função y = ax² + bx + c  é a parábola abaixo. Tendo em vista esse gráfico, podemos afirmar que:



(A) a<0, b<0 e c>0
(B) a>0, b>0 e c<0
(C) a>0, b>0 e c>0
(D) a<0, b>0 e c<0
(E) a<0, b>0 e c>0
Pela análise dos coeficientes, temos:
- a concavidade da parábola está para baixo, portanto, o coeficiente "a" é negativo (a<0);

        - a parábola corta o eixo Y (eixo vertical) em um ponto acima da origem, 
          logo "c" é positivo (c>0);

        - após o ponto de corte do eixo Y, a parábola sobe, então "b" é positivo;
        - resposta certa letra "E".













NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____
DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA - 1º ano Ensino Médio-

OBS:
  • USAR  FOLHA DE PAPEL ALMAÇO;
  • DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA ESCRITA À MÃO); Valor 4,0
  • EXEMPLOS, E EXERCÍCIOS (FOLHAS EM ANEXO QUE PODERÃO SER IMPRESSAS) RESOLVIDOS. Valor 6,0
  • FAZER CAPA PARA O TRABALHO COM NOME, SÉRIE.





3º bimestre


PESQUISAR SOBRE:      


I . Funções exponenciais e logarítmicas

NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____

FOLHA 06 - Funções exponenciais e logarítmicas –VALOR 6,0

01) Resolva as seguintes equações exponenciais:





02) Resolva as seguintes equações exponenciais:




03) Resolva as seguintes equações exponenciais:

 
4) Calcular, usando a definição de logaritmo:
a)   







b)   
 





c) 












5) Sendo log 2 = 0,30 e log 3 = 0,47, calcule log 60.
60 = 22 x 3 x 5

2 . log 2 + log 3 + log (10 / 2) = 
2 . log 2 + log 3 + (log 10 - log 2)   =
2. 0,30 + 0,47 + ( 1 - 0,30 )=
0,60 + 0,47 + 0,7 = 1,77  
                             
5)(U.Amazonas- AM) Em  pesquisa  realizada , constatou-se  que  a  população ( P ) de  determinada  bactéria  cresce  segundo  a  expressão P(t) = 25 . 2 t , onde  t  representa  o  tempo  em  horas. Para  atingir  uma  população de  400 bactérias, serão  necessários  quanto   tempo ? 






















NOME_________________________________ Nº_____ 2º _____
DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA - 1º ano Ensino Médio-

OBS:
  • USAR  FOLHA DE PAPEL ALMAÇO;
  • DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA ESCRITA À MÃO); Valor 5,0
  • EXEMPLOS, E EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. Valor 5,0
  • FAZER CAPA PARA O TRABALHO COM NOME, SÉRIE.




4º bimestre
PESQUISAR SOBRE:      

I. Trigonometria