segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DEPENDÊNCIA- 2º ANO EM-

ATENÇÃO ALUNOS DO  3º ANO  NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA OS TRABALHOS DE DEPENDÊNCIAS REFERENTES AO ANO PASSADO.
ATENÇÃO PARA AS DATAS.

1º BIMESTRE - entregar até  03 DE ABRIL DE 2015
2ºBIMESTRE-  entregar até 09 DE JUNHO DE 2015
3ºBIMESTRE - entregar até 02 DE SETEMBRO DE  2015
4º BIMESTRE - entregar até 05 DE NOVEMBRO DE 2015.

OBS:
·         TRABALHO ESCRITO À MÃO
·         EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO
·         DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA) 
·         DEVERÁ CONTER FIGURAS ILUSTRATIVAS DO CONTEÚDO 
·         EXERCÍCIOS RESOLVIDOS.


1º BIMESTRE



I. Trigonometria
  • Circunferência trigonométrica
  • Grau e radiano
  • Arcos côngruos
  • Seno
  • Gráfico da função seno
  • Cosseno
  • Gráfico da função cosseno
  • Tangente
  • Gráfico da função tangente
  • Cotangente
  • Secante
  • Cossecante
  • Relações trigonométricas
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1) Qual a medida, em graus, do ângulo de 1 radiano? Qual a medida, em radianos, do ângulo de 1 grau.

Logo, . Portanto, 1 radiano corresponde a aproximadamente 57o.

O raio r é unitário; tem 1 umc.
O comprimento do arco AB é 1 umc.

O ângulo  tem 1 radiano.
O arco AB tem 1 radiano.



 ou seja, 1o corresponde a aproximadamente a 0,017 rad.

2) Calcule em radianos: 30o, 60o, 75o, -120°, 136°, 1360°, -1360°. 
Quando a = 30º, temos 
Quando a = 60º, temos 
Quando a 75º, temos 
Quando a = -120º, temos 
Quando a = 136º, temos 
Quando a = 1360º, temos 
Quando a = -1360º, temos 

3) Calcule em graus:
3 rad,  rad, rad,  rad, 8 rad.
Quando x=3 rad, temos 
Quando x= rad, temos 
Quando x= rad, temos 
Quando x= rad, temos 
Quando x=8 rad, temos 

4) Calcule qual a medida em radianos do ângulo formado pelos ponteiros do relógio às 13h 15min.

O ponteiro das horas: em 1 hora, isto é, em 60 minutos, se desloca30º =  rad.
Então, em 15 min, o ponteiro das horas se desloca  rad.
O ponteiro dos minutos: em 1 hora, isto é, em 60 minutos, se desloca
360º = 2 rad.

Então, em 15 min, o ponteiro dos minutos se desloca 90=  rad.
Portanto, em radianos, o ângulo  procurado é:


5) Calcule a primeira determinação positiva do conjunto de arcos de mesma extremidade que o arco A de medida: A= 810°
Para o arco de 810° devemos obter quantas voltas completas este arco tem pois 810°>360°. Dividindo 810 por 360, obteremos:
810
90
linha360
linha
2
Este resultado significa que precisaremos dar duas voltas completas e mais 90° para completarmos o arco de 810°. Assim a primeira determinação positiva será 90°.


OBS:
·         TRABALHO ESCRITO À MÃO
·         EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO
·         DEVERÁ CONTER PARTE TEÓRICA (PESQUISA) –valor 4,0
·         EXERCÍCIOS RESOLVIDOS(FOLHAS EM ANEXO).- valor 6,0


2º BIMESTRE


I. Matrizes
  • Definição
  • Representação genérica de uma matriz
  • Matriz quadrada
  • Matriz diagonal
  • Matriz identidade
  • Igualdade de matrizes
  • Adição de matrizes
  • Subtração de matrizes
  • Multiplicação de um número real por uma matriz
  • Multiplicação de matriz



II.Determinantes
  • Definição
  • Determinante de matriz quadrada de ordem 1
  • Determinante de matriz quadrada de ordem 2
  • Determinante de matriz quadrada de ordem 3



III.Sistemas lineares
  • Sistemas lineares 2 x 2
  • Sistemas lineares 3 x 3
  • Regra de Cramer
 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

01. Obter a matriz A = (aij)2x2 definida por aij = 3 i - j.


02. Se A é uma matriz quadrada de ordem 2 e 
Atsua transposta, determine A, tal que A = 2 . At.


03. (UNIV. CATÓLICA DE GOIÁS) Uma matriz quadrada A é dita simétrica se A = 
AT e é dita anti-simétrica se AT = -A, onde AT é a matriz transposta de A. Sendo A uma matriz quadrada, classifique em verdadeira ou falsa as duas afirmações:

(01) A +
 AT é uma matriz simétrica
(02) A - 
AT é uma matriz anti-simétrica


04. Se uma matriz quadrada A é tal que 
At = -A, ela é chamada matriz anti-simétrica. Sabe-se que M é anti-simétrica e:
Os termos a12, a13 e a23 de M, valem respectivamente:

a) -4, -2 e 4
b) 4, 2 e -4
c) 4, -2 e -4
d) 2, -4 e 2
e) 2, 2 e 4
 
a) x = y = 0
b) x = y = m = n = 0
c) x = y e m = n
d) y = -2x e n = -2m
e) x = -2y e m = -2n


06. Na confecção de três modelos de camisas (A, B e C)  são usados botões grandes (G) e pequenos (p). O número de botões por modelos é dado pela tabela:

Camisa A
Camisa B
Camisa C
Botões p
3
1
3
Botões G
6
5
5
O número de camisas fabricadas, de cada modelo, nos meses de maio e junho, é dado pela tabela:

Maio
Junho
Camisa A
100
50
Camisa B
50
100
Camisa C
50
50
Nestas condições, obter a tabela que dá o total de botões usados em maio e junho.
 
07. Sobre as sentenças:

I.   O produto das matrizes A3 x 2 . B2 x 1 é uma matriz 3 x 1.
II.  O produto das matrizes A5 x 4 . B5 x 2 é uma matriz 4 x 2.
III. O produto das matrizes A2 x 3 . B3 x 2 é uma matriz quadrada 2 x 2

É verdade que:

a) somente I é falsa;
b) somente II é falsa;
c) somente III é falsa;
d) somente I e III são falsas;
e) I, II e III são falsas.


08. (MACK) Se A é uma matriz 3 x 4 e B uma matriz n x m, então:

a) existe A + B se, e somente se, n = 4 e m = 3;
b) existe AB se, e somente se, n = 4 e m = 3;
c) existem AB e BA se, e somente se, n = 4 e m = 3;
d) existem, iguais, A + B e B + A se, e somente se, A = B;
e) existem, iguais, AB e BA se, e somente se, A = B.
 
a) 3
b) 14
c) 39
d) 84
e) 258


10. (PUC) Se A, B e C são matrizes quadradas e At, Bt e Ct são suas matrizes transpostas, e igualdade falsa entre essas matrizes é:

a) (A = B) . C = A . C + B . C
b) (A + B)t = At + Bt
c) (A . B)t = At . Bt
d) (A - B)C = AC - BC
e) (At)t = A


http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-matematica/matrizes


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