Esta é uma vista de
cidadezinha do interior. Observando atentamente pode-se saber qual a hora, o
dia e o mês da cena. Como?
Este blog tem como objetivo integrar a prática pedagógica ao mundo virtual. Ao divulgar matérias,trabalhos,eventos através desse canal os alunos podem utilizar as mídias que atualmente os atraem.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Água Virtual
O que é água virtual?
Água virtual é a água que não é
visível para nós, mas que existe em que tudo o que o ser humano produz.
Todos os produtos necessitam de água para serem fabricados. Eles não são
feitos de água, mas usam água na sua fabricação: esta é água virtual.
Vejam só:
Um computador consome 1.500 quilos de
água porque os materiais usados na sua fabricação precisam de várias lavagens
em água muito pura.
Gasta-se mais água para fabricar um computador do que uma geladeira.
A indústria é responsável pelo uso da segunda maior parte de água no
mundo ou 22% do total de água doce.
E se você gosta de churrasco, tem que economizar muita água. A carne de
boi é um dos produtos que mais consome água:
PRODUTOS
|
Quantidade
|
Litros
de água
|
Chips
32MB
|
2
gramas
|
16.000
|
Carne
vaca
|
1 Kg
|
13.500
a 20.700
|
Queijo
|
1 Kg
|
5000
|
Frango
|
1 Kg
|
3900
|
Algodão
|
1 camiseta
|
2700
|
Hambúrguer
|
1 unidade
|
2400
|
Soja
|
1 Kg
|
1800
|
Açúcar
|
1kg
|
1500
|
Trigo
|
1 Kg
|
1300
|
Cevada
|
1 Kg
|
1300
|
Leite
|
1 litro
|
1000
|
Milho
|
1 Kg
|
900
|
Ovos
|
1 unidade
|
200
|
Pão
|
1 unidade
|
40
|
Cerveja
|
1 copo
|
75
|
Papel
|
1 folha A4
|
10
|
História da matemática
Sugestões para contextualizar um conteúdo matemático ou como pesquisa.
http://www.matematiques.com.br
http://www.matematiques.com.br
1)
A história dos números
2) A história do número PI
4) A origem dos números naturais
5) A origem dos números concretos
6) A origem do grau
7) A origem e história da geometria
8) A origem e história da álgebra
9) A origem dos algarismos
10) A origem das equações do 1º grau
11) A história da geometria analítica
12) A história de sistemas lineares e determinantes
13) A origem das palavras seno, cosseno e tangente
14) Origem do zero
15) Origem das probabilidades
16) Origem dos números irracionais
17) Origem dos sinais
18) O surgimento da moeda
19) As mulheres na matemática
20) Números cardinal e ordinal
21) Biografia de grandes matemáticos
a) Tales de Mileto
b) Pitágoras
c) Malba Tahan
d) John Nash
e) Eratóstenes
f) André Weil
g) Kurt Godel
h) Jules Henri
i) Rene Descartes
j) Nicolau Copérnico
22) Aplicabilidades do Logaritmo
23) Utilidade de uma matriz
24) Aplicações práticas da trigonometria
A lógica matemática é linda
A Lógica Matemática é linda:
1 x 1 = 1
11 x 11 = 121
111 x 111 = 12321
1111 x 1111 = 1234321
11111 x 11111 = 123454321
111111 x 111111 = 12345654321
1111111 x 1111111 = 1234567654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111=12345678987654321
1 x 8 + 1 = 9
12 x 8 + 2 = 98
123 x 8 + 3 = 987
1234 x 8 + 4 = 9876
12345 x 8 + 5 = 98765
123456 x 8 + 6 = 987654
1234567 x 8 + 7 = 9876543
12345678 x 8 + 8 = 98765432
123456789 x 8 + 9 = 987654321
1 x 9 + 2 = 11
12 x 9 + 3 = 111
123 x 9 + 4 = 1111
1234 x 9 + 5 = 11111
12345 x 9 + 6 = 111111
123456 x 9 + 7 = 1111111
1234567 x 9 + 8 = 11111111
12345678 x 9 + 9 = 111111111
123456789 x 9 +10= 1111111111
9 x 9 + 7 = 88
98 x 9 + 6 = 888
987 x 9 + 5 = 8888
9876 x 9 + 4 = 88888
98765 x 9 + 3 = 888888
987654 x 9 + 2 = 8888888
9876543 x 9 + 1 = 88888888
98765432 x 9 + 0 = 888888888
A Lógica Matemática é linda ou não é?
9 x 2 = 18 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 3 = 27 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 4 = 36 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 5 = 45 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 6 = 54 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 7 = 63 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 8 = 72 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 9 = 81 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 10 = 90 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 11 = 99 (a exceção)…
9 x 12 = 108 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 13 = 117 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 14 = 126 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 15 = 135 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
9 x 16 = 144 ——> soma dos algarismos do resultado —> 9
…
sexta-feira, 28 de junho de 2013
CRIVO DE ERATÓSTENES
Trabalho realizado
pela profª Regina C.Garcia Oliveira em junho de 2013 com os alunos do 6º ano A,
da EEProfªAna Maria Junqueira, Franca-SP
O Crivo de Eratóstenes é um algoritmo ,um método simples e prático para encontrar números primos.
Algoritmo
1.
escrever uma sequência de números
inteiros, desde o número 1 até o 100;
2.
eliminar o número 1;
3.
eliminar todos os múltiplos de 2, exceto o 2 (é o
primeiro número primo);
4.
eliminar todos os múltiplos de 3,
maiores do que 3;
5.
repetir os passos acima para o número 5
e para o 7.
Na
lista de números de 1 a 100, restarão os números primos 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29, 31, 37,
41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89, 97.
MOSAICO DE TABUADA
Trabalho realizado
pela profª Regina C.Garcia Oliveira em junho de 2013 com os alunos do 6º ano A,
da EEProfªAna Maria Junqueira, Franca-SP
Objetivo
- Desenvolver a criatividade e o sentido estético, a coordenação motora, a percepção espacial, a habilidade em ordenação, a percepção em distinguir contiguidades e regularidades.
- Descobrir padrões de pavimentação e explorar mosaicos em uma malha quadriculada, a partir de uma sequencia numérica, fixando conceitos geométricos, envolvendo o uso de cores diversas em busca do “belo”.
- Direcionado ao mosaico de tabuada, estimular e motivar os alunos a entender a tabuada de maneira lúdica.
- Desenvolver a autoestima, a perseverança.
Metodologia
Mostrar aos
alunos como as tabuadas são formadas por sucessões de números que acompanham
certa continuidade. Fazer com que eles realizem mosaicos a partir de uma
legenda que mostra quando o número e divisível ou não. Assim os mosaicos vão se
formando, cada um com seu desenho particular e periódico.
Material: Quadro dividido em partes iguais, lápis, lápis de cor.
Descrição:
A partir de
uma malha quadriculada que será trabalhada, de uma regra matemática
estabelecida e de um motivo geométrico;
- Motivo: Múltiplo/ Não Múltiplo
- Sugestões de motivos;
Atividades
Fazer malhas 10 x
10 com mesmo motivo e a mesma regra das tabuadas do 2 ao 20.E depois uma malha
para cada tabuada seguindo regra semelhante à tabuada do 2.
Avaliação - A avaliação é
feita pela participação de cada aluno(a) durante todo o processo de execução e
finalização. Concurso do mosaico mais “belo” .Exposição dos trabalhos feitos.
Referências
Caleidostróton:
mosaicos ornamentais com motivos quadrados, em coautoria c/ Eurípedes Alves da
Silva - Lógica Brinquedos Educativos, S.J.Rio Preto, 1996.
domingo, 23 de junho de 2013
Tabuada cantada
Nossos alunos tem dificuldade em decorar a tabuada, que tal darmos uma mãozinha ?!
Acessem os links que encontrei, é um misto de tabuada, música e dança.
http://www.youtube.com/watch?v=7gIoKCD3Fl8
http://www.youtube.com/watch?v=vfI0Ylx3ZBQ
Acessem os links que encontrei, é um misto de tabuada, música e dança.
http://www.youtube.com/watch?v=7gIoKCD3Fl8
http://www.youtube.com/watch?v=vfI0Ylx3ZBQ
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